Projeto de Interesse Nacional: sabe o que é um PIN?

Os projetos de investimento de grande dimensão (como os de capital estrangeiro, por exemplo) implicam o cumprimento de diversas obrigações e normativos legais, o que envolve múltiplos organismos públicos. Na maioria dos casos, são processos que se traduzem em prazos longos e excessiva burocracia.

Mas a instalação destes projetos inovadores no território Nacional contribui positivamente para a competitividade da nossa economia, não é assim?

Foi por estes motivos que se criou um sistema de acompanhamento de projetos de investimento. O seu objetivo? Assegurar um acompanhamento próximo dos licenciamentos, autorizações ou aprovações que sejam necessários obter para a concretização do projeto.

É a Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI) que promove esta agilização de procedimentos. E, para garantir o seu apoio, os projetos devem obter o reconhecimento de Potencial Interesse Nacional (PIN).

Facilitar os trâmites no relacionamento com entidades públicas, superar bloqueios administrativos e descomplicar licenciamentos – este é o objetivo do estatuto PIN!

 

Com o estatuto PIN, o seu projeto tem prioridade!

Esta distinção visa facilitar o desenvolvimento de projetos que, pelo potencial inovador, exportador e/ou pelo impacto na criação de emprego são fundamentais para o crescimento e competitividade da economia.

Significa isto que fica dispensado de cumprir as normas em vigor? Não, já que a CPAI garante que todas as normas aplicáveis são integralmente cumpridas. Mas, sim, auxilia os projetos a serem instalados mais rapidamente.

 

Um projeto PIN tem prioridade ao nível de licenciamentos e autorizações.

 

 

Este estatuto é concedido a projetos que prometem um forte contributo para a economia.

É uma porta aberta a fundos comunitários ou, inclusive, benefícios fiscais.

 

Após a candidatura, o estatuto PIN é concedido no prazo máximo de 30 dias.

 

 

Acompanhamento permanente

Imagine que tem um Gestor de Processo incumbido de acompanhar o seu projeto de investimento. E se esse Gestor articulasse o seu projeto diretamente com os diversos organismos públicos da administração central e local? Seria mais célere a concretização do seu investimento?

A boa notícia é que, com o estatuto PIN, isso é possível! Ou seja, não só os processos são mais rápidos como todos os procedimentos são facilitados e acompanhados!

 

Quais os requisitos a cumprir?

O estatuto PIN requer o cumprimento de alguns critérios, nomeadamente:

 

Investimento global superior a 25 milhões de euros Criar +50 empregos diretos Ser apresentado por promotores de reconhecida idoneidade
Serem tecnologicamente inovadores e corresponderem a produtos/serviços exportáveis Demonstrar sustentabilidade ambiental e promover um efeito de arrastamento em PMEs

 

Mas e se o investimento não cumprir alguma destas regras? Nesse caso, não se preocupe. Há outros requisitos que podem merecer o reconhecimento de Projeto de Interesse Nacional. Fale com os nossos consultores para avaliar o seu projeto!

 

ESTRATEGOR é sinónimo de conhecimento, experiência e rigor

Os consultores da Estrategor asseguram todos passos: desde o contacto inicial, enquadramento do seu projeto, estruturação dos modelos económico-financeiros, apresentação do projeto à entidade competente, relacionamento direto com o gestor de processo, aprovação e acompanhamento do seu projeto PIN.

Além disso, a Estrategor promove a candidatura do seu projeto a benefícios fiscais contratuais, assegurando a maximização do efeito fiscal.

Pretende realizar investimento em Portugal e garantir a competitividade do seu projeto? Fale connosco!.

Vamos pôr mãos à obra?